Vi numa sessão para a imprensa (não me perguntem como) cheio de gente usando óculos quadradinho e all star vermelho. Ao final me perguntei pq gosto tanto dessa franquia (alem do fato de ser excelente). Meditei, pensei nas nuances da história, nos personagens e cheguei a conclusão de que gosto pq é um filme extremamente católico e anti-ateu.
Transformers é uma parábola cristã aonde os Autobots (seres religiosos vindos do céu) pregam o bem lutando contra os Decepticons (seres infernais vindo do submundo do espaço sideral, do Vietnã do universo). Os "Deceptikongs" são a própria representação do mal, eles querem dar uma de espertalhões, com sua doutrina ambigua e falha, mas não sabem de porcaria nenhuma, só se preocupam com o próprio rabo, não praticam o bem com o próximo, ou seja, seguem a doutrina do ateu.
O robô ateu é todo roqueirinho, usa armadura preta pra mostrar seu caos, já o robô cristão é justo, mas nunca foge da porrada, utilizam a violência quando não há mais nenhuma forma de instruir os infiéis, mesmo assim são sempre civilizados e sociáveis, têm justiça no coração. Robôs cristãos pregam o ecumenismo enquanto os ateus pregam o comunismo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário